Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2019

OVNIS NOS CÉUS BRASIL





Essa história de ÓVNI sempre me fascinou, deve ser porque eu saio fora de órbita às vezes, em pensamento é claro. Mas eu volto!
O problema é que muitos encaram isso como coisa de louco ou de gente esquisita, o que muitas vezes não deixam de ter razão. Mas não é que isso virou um tipo de turismo! Turismo ufológico. Sim, existem até empresas que montam pacotes com roteiros pelo mundo em busca de abduções, desenhos enigmáticos, luzes esquisitas, histórias de avistamentos de discos voadores e até de seres extraterrestres, enfim, em busca de locais com incidência desses fenômenos.
O grande propulsor desse turismo é a curiosidade humana, em diferentes regiões do planeta existem histórias que embalam o imaginário atraindo um grande contingente de pessoas. Um dos lugares mais famosos mundialmente é Roswell, no Novo México (sul dos Estados Unidos), além de ter sido cenário dos mais intrigantes e emblemáticos casos de ufologia, a cidade abriga três museus voltados ao tema.
Além de Roswell, existe uma série extensa de lugares onde o turismo anda sempre aquecido por óvnis. Os principais são: Cerro Uritorco (Argentina), Nazca e Ica (Peru), Ilha de Páscoa (Chile), as pirâmides de Chichen Itzá (México), as pirâmides do Egito e Stonehenge (Inglaterra).
No Brasil, o turismo ufológico, ainda é incipiente, há poucas empresas especializadas nesse tipo de turismo, embora o país tenha um dos mais ricos circuitos para quem busca esse tipo de viagem. São céus e estradas de lugares como Itapoá (SC), Chapada Diamantina (BA), Peruíbe (SP), Quixadá (CE), São Thomé das Letras (MG), Chapada dos Veadeiros (GO), Ilha de Colares (PA) e Minas do Camaquã (RS).
Todos têm grande incidência de eventos ufológicos, porém, Peruíbe, uma cidade do litoral de São Paulo, foi a primeira cidade do país a explorar o turismo ufológico. De acordo com a prefeitura do município,
Peruíbe é a primeira cidade do país a explorar o turismo ufológico. Após os relatos de várias ocorrências, aparecimentos, eventos inexplicáveis, e até mesmo relatos de abduções, a prefeitura decidiu implantar há sete anos o primeiro roteiro de turismo ufológico do Brasil. A ideia buscava não somente explorar os estudos e acontecimentos ufológicos, mas também dar mais visibilidade às belezas naturais da cidade.
Além disso Peruíbe mescla o turismo ufológico com o turismo de eventos, realizando, também, anualmente o Encontro Ufológico, que reúne especialistas e pesquisadores do assunto, apresentando ao público palestras e exposições sobre o tema.
"O passeio começou a ser feito nos anos 2000, quando as autoridades locais e pessoas interessadas no assunto perceberam que o município registrava uma grande quantidade de supostas aparições de OVNIs, o que motivava eventos como congressos ufológicos. “Nos veio a ideia: se as pessoas normalmente pagam por um roteiro turístico, os interessados [em ufologia] pagariam por um roteiro ufológico”, conta o secretário de turismo de Peruíbe, Eduardo Ribas.
O roteiro está tão consolidado que é só procurar as agências de turismo de Peruíbe, que todas oferecem o roteiro que inclui hospedagem na cidade, além de um acampamento na praia da Barra do Una, para observação do céu (e, com sorte, de um OVNI). Outros locais são o terreno do último pouso e o Portal da Serpente, que segundo os moradores, é utilizado uma vez por ano por extraterrestres que querem visitar a Terra.


Fontes: Sites do Metro Jornal; G1/Globo; Fenomenum; GauchaZH/Clicrbs; Divulgação/History Channel; Santa Portal; Gazeta do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário