Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A TEMPORADA JÁ COMEÇOU!

Não, não estou antecipando o início da temporada. Acho que todos já notaram que os turistas (e veranistas) começam a vir para as praias (e digo todas as praias) nos primeiros sinais de sol. Ninguém espera um prefeito ou uma prefeita decretar que está aberta a temporada para virem para cá ou para outro lugar.
Isto posto me surgem algumas indagações. Se convido alguém para vir me visitar eu me preparo antes para recebê-lo ou vou me preparando e ajustando as “coisas” com a presença dele? Com ele ao meu lado vou elaborando relatórios para ver quais seriam as suas necessidades e ver se consigo dinheiro para satisfazê-las!
Me espanta que o atual governo municipal esteja preocupado em “qualificar o turista” e não o seu próprio “turismo”. Isto parece uma política de “seleção” e não de expansão. Fiscalização sim, controle sim, mas o mais importante é a qualificação dos serviços e produtos turísticos da cidade. Se a sua parte (prefeitura), não for bem-feita, o restante estará seriamente comprometido.
O turista não pode passear a noite no calçadão por falta de iluminação. Não tem um banheiro público (decente). Não tem onde colocar o lixo, principalmente na orla, pois as lixeiras são pequenas e em pouca quantidade. Praças! Uma calamidade! Uma em obras (lentas), dificilmente ficará pronta para a temporada. As outras em precárias condições, foram mal construídas e estão malconservadas. A desculpa de que vândalos as destroem é muito fraca, pois se existe ou existiu uma forma de implantação destas praças (e lixeiras) forçosamente deveria existir um programa de conservação/manutenção. Temos um bom exemplo de conservação de praças aqui mesmo, em Torres, as famosas quatro praças ou João Neves da Fontoura, mantida por uma associação de moradores dos prédios próximos a ela. Os vândalos também as visitam, mas existe um programa de manutenção que as mantém sempre em forma.
A qualificação do turismo em Torres pode sim começar pela escola. Já tivemos, disciplinas obrigatórias de turismo no ensino fundamental. O prefeito anterior, no seu primeiro mandato, acabou com elas. Agora, no final deste mandato, a secretária de Turismo acha que seria necessária uma disciplina de turismo. Que bom!
Eu sou amplamente favorável ao Benchmarking, aprender com quem tem experiência de bons resultados, mas não adianta só ir visitar, tem que aprender. E isso leva tempo. E o mais difícil: o que deu certo lá nem sempre dará certo aqui. Existe uma coisa que chamamos de habilidade conceitual, usar o conhecimento técnico e aplicá-lo de forma que possa ser adaptado a sua necessidade, e isso só com um estudo aprofundado e não somente através de workshops.
E por fim, vou falar da união do trade turístico de Torres, que se une/reúne para premiar-se. Que bom!
Então está tudo certo neste “nicho” (turismo agora virou nicho) de Torres e não preciso mais falar sobre o assunto.

Roni Dalpiaz
Mestre em Marketing, Administrador, Turismólogo e Artista Plástico.
e-mail: ronidalpiaz@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário