Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CAPADÓCIA LITORÂNEA


Certa vez escrevi uma coluna dizendo que Torres só iria merecer o título de “Capital Nacional do Balonismo” se tivéssemos balonistas aqui da cidade, nativos ou não. Aventei até a ideia de o município comprar um balão e contratar uma equipe de balonismo para representar a cidade em diversas festas, festivais e eventos relacionados ou não com o balonismo, pelo estado e até fora dele, com o objetivo de divulgar a cidade e também o festival. Como a prefeitura (os diversos prefeitos) não encampou a ideia, diversas empresas locais fizeram o papel dos governantes e partiram para o alto. Neste voo de grande sabedoria, eles divulgam suas marcas e de lambuja deixam ainda mais conhecida a cidade de Torres, e o festival de balonismo.
Como resultado, hoje não vemos balões apenas no mês de Abril no céu da cidade, vemos quase todos os dias do ano é só inclinar a cabeça (pela manhã ou no meio da tarde) para enxergarmos pelo menos um balão pairando no ar. Algumas tardes, na prainha, podemos até chegar bem perto de um deles e ver todo o trabalho em torno de seu voo.
Para meu deleite, nesta semana, uma reportagem no jornal Zero Hora, intitulada “A praia dos Balões”, corrobora com meu pensamento: Torres está no caminho de se transformar na capital nacional do balonismo!
De acordo com a reportagem, existem algumas empresas especializadas em voos panorâmicos na cidade de Torres e que fazem isso durante o ano todo. Ricardo Lima, sócio da empresa Trip Balonismo e presidente da Associação Torrense de Balonismo, quer ver Torres como a grande referência em voos de balão, e quem sabe se tornar a “Capadócia brasileira”. Ricardo quer ver o voo de balão em Torres como o buggy em Natal ou o teleférico em Balneário Camboriú.
Mas falta o quê então se já temos balonistas, voos panorâmicos o ano todo e, claro o festival de balonismo?
Como se vê a parte dos empresários já foi feita e tende a crescer ainda mais com a participação de novas empresas. O que falta é a participação mais efetiva da gestão municipal.
A parceria deve ser formada e o município deve ter a sua equipe de balonismo, deve proporcionar espaço para a prática desse esporte, fomentar e apoiar os passeios (voos) e tudo mais que for necessário para transformar a cidade numa verdadeira “Capadócia Litorânea” todos os dias do ano!
Como disse o Ricardo, a semente foi plantada, agora é só divulgar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário